Qual a diferença entre poema e poesia?

22/12/2019

     Entender qual é a diferença entre poema e poesia é algo essencial para os amantes da literatura e até mesmo para quem adora colocar alguns pensamentos no papel de maneira poética. Para saber a definição desses dois termos, a diferença entre eles e ver exemplos práticos, confira nosso post.

O que é um poema?

A diferença entre poema e poesia é que o poema consiste em um tipo de texto literário, sendo ele estruturado em versos e estrofes. Esse tipo de escrita revela os sentimentos, pensamentos e opiniões do escritor, podendo (ou não) ter alto conteúdo emotivo. Um poema pode conter rimas, métricas, símbolos, metáforas, aliterações e demais recursos da língua portuguesa.

O que é uma poesia?

Também classificada como texto lírico, a poesia consiste em uma das sete artes tradicionais, sendo considerada uma forma literária de arte. No sentido figurado, podemos entender a poesia como uma manifestação da própria arte, valorizando a beleza, a estética e o despertar dos sentimentos. Entre os tipos de poesia, estão a lírica, épica e dramática.

Afinal, qual a diferença entre poema e poesia?

Para compreendermos qual a diferença entre e poema e poesia, basta termos claro que:

A poesia refere-se à essência.

O poema refere-se à forma.

A poesia é algo imaterial, transcendente e abstrato, sendo possível enxergar poesia além da escrita, como por exemplo, em pinturas, fotografias, paisagens etc. Já o poema é algo concreto, a forma escrita que poderá conter ou não poesia (a beleza e transcendência dos sentimentos).


© 2019 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora